POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO DE PRODUTOS INSTRAMED

Nossa Política

Em consonância com o Código de Defesa do Consumidor, a INSTRAMED estabelece requisitos para  atendimentos de solicitações de pós-vendas, para que a experiencia  com os nossos clientes seja satisfatória, assim como os requisitos de qualidade dos nossos produtos e serviços atendam as expectativas.

1. Abrangência

Os motivos aceitos para uma solicitação de troca ou devolução são:

  • Produto com defeito - quando é constatado um defeito no produto dentro de 7 dias corridos a contar do recebimento;
  • Produto danificado no transporte - quando ao receber é visível que o produto foi danificado no transporte;
  • Arrependimento - quando após a compra o cliente reflete sobre a mesma e decide desfazer o negócio;
  • Produto diferente do solicitado - quando é enviado por engano um produto diferente do que o solicitado;
  • Garantia - quando um produto apresenta defeito dentro do prazo de cobertura da garantia.

Quando surgir a necessidade de trocar ou devolver um produto, o cliente deverá submeter sua solicitação pelo Atendimento da loja online Instramed, identificando-se através do CPF e número do pedido. Toda solicitação é analisada por uma equipe especializada que poderá solicitar mais informações.

2. Troca de produtos com defeito

2. 1. A Instramed efetuará a troca do(s) produto(s) adquirido(s) por seus clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor.

2. 2. Na hipótese de constatação de vício ou defeito, o cliente deverá comunicar a Instramed e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.

2. 3. O prazo para solicitação de troca/devolução de um item com defeito é de até 7 (sete) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, o cliente deverá procurar informações sobre Garantia do produto no item 5.

2. 4. Após análise e autorização da solicitação, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC ou via transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.

2. 5. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:

  • Não conter marcas de uso;
  • Não ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
  • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções ou guia de referência rápida;
  • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
  • Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
  • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.

2. 6. Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos defeitos e, também, se as condições descritas no item 2, subitem 2.5 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução, o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.

2. 7. Constatado o defeito no produto, o cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 6, subitem 6. 1.

2. 8. Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o cliente poderá optar pela:

  1. Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
  2. Troca por outro produto disponível na loja online Instramed do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
  3. Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete, respeitando o estabelecido no item 6, subitem 6. 1.

2. 9. Observando-se o prazo para solicitação de troca/devolução de itens com defeito, os custos para devolução e reenvio serão pagos pela Instramed.

3. Troca de produtos danificados no transporte

3. 1. Caso seja identificado o dano ao produto causado pelo transportador no momento da entrega, o consumidor deverá recusar a entrega e comunicar através do Atendimento da loja online Instramed, em horário comercial.

3. 2. Caso identificado dano ao produto causado pelo transportador após o recebimento, o prazo para solicitação de troca/devolução é de até 3 (três) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. Após esse período, a Instramed não se responsabiliza por danos no produto.

3. 3. Após análise e autorização da solicitação de retorno, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC ou via transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido

3. 4. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:

  • Não conter marcas de uso;
  • Não ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
  • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções ou guia de referência rápida;
  • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
  • Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
  • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.

3. 5. Os produtos remetidos para análise serão vistoriados com o objetivo de confirmar as informações fornecidas pelo cliente acerca dos danos causados no transporte e, também, se as condições descritas no item 3, subitem 3.4 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução, o produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.

3. 6. Constatado o dano no produto, o cliente poderá optar pela substituição do item danificado ou a restituição do valor total pago conforme estabelecido no item 6, subitem 6. 1.

3. 7. Caso o produto a ser trocado não esteja mais disponível, o cliente poderá optar pela:

  1. Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
  2. Troca por outro produto disponível na loja online Instramed, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
  3. Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.

3. 8. Observando-se o prazo para solicitação de troca/devolução de itens danificados no transporte, os custos para devolução e reenvio serão pagos pela Instramed.

4. Arrependimento da compra ou recebimento de produto diferente do solicitado

4. 1. Caso o cliente se arrependa de uma compra efetuada, poderá exercer seu direito de desistência/devolução/troca ao manifestar seu interesse no prazo de 7 dias que atendem ao disposto no Código de Defesa do Consumidor.

4. 2. Após análise e autorização da solicitação de retorno, será enviado ao cliente, via e-mail, as informações de logística reversa assim como demais instruções para realizar o envio do produto. O cliente terá o prazo de 10 dias corridos para seguir as orientações e realizar a postagem. A logística reversa será realizada através dos Correios na modalidade PAC ou via transportadora conveniada. Caso o produto seja devolvido fora da logística reversa encaminhada pela empresa, o valor do frete custeado pelo cliente não será ressarcido.

4. 3. As condições abaixo precisam ser cautelosamente cumpridas para que o retorno do produto seja aceito:

  • Não conter marcas de uso;
  • Não ter sido modificado ou passado por tentativa de conserto;
  • Possuir todos os itens, acessórios originais e manual de instruções ou guia de referência rápida; 
  • Perfeitamente acondicionado na caixa original, sem rasgos ou danos na embalagem;
  • Acompanhado da 1ª via da nota fiscal (DANFE);
  • Embalar o produto adequadamente, protegendo o produto e a embalagem contra possíveis danos no transporte.

4. 4. O pedido de troca/devolução passará por uma avaliação para verificar se houve utilização ou dano ao produto ou, ainda, sua destruição, ainda que parcial, o que invalida a possibilidade de devolução. Também será avaliado se as condições descritas no item 4 subitem 4. 3 foram cumpridas. Caso o produto ou as condições de envio não cumpram com as condições da política de troca e devolução o, produto será remetido novamente ao cliente juntamente com um laudo informando os motivos da recusa.

4. 5. Para as solicitações realizadas dentro dos 7 primeiros dias, o cliente poderá optar por receber um vale compras no valor total pago ou a restituição do valor pago conforme estabelecido no item 6, subitem 6. 1, incluindo os custos com frete.

5. Garantia

5. 1. Produtos cobertos por garantia que apresentarem defeito deverão ser encaminhados à assistência técnica da Instramed e será atendido de acordo com o código de defesa do consumidor.

6. Condições Gerais

6. 1. Para os casos em que ocorra a restituição do valor pago, a Instramed adotará as providências necessárias e os valores serão restituídos ao cliente de acordo com o meio de pagamento utilizado para realização da compra, sendo:

  • Depósito em conta corrente, pagamento via boleto ou PIX no prazo de até 10 (dez) dias úteis ou;
  • Acionamento da administradora de cartão de crédito, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, para que ela comunique a instituição financeira responsável pelo crédito (estorno) que poderá ocorrer em até duas faturas subsequentes, conforme a data de fechamento da fatura de cartão de crédito.

6. 2. Os prazos para restituição só serão computados a partir do recebimento do(s) produto(s) pela Instramed.

6. 3. Nos casos de troca, substituição ou reenvio de qualquer item que não esteja mais disponível, o cliente deverá optar entre:

  1. Vale compras para utilização em uma próxima compra, incluindo o valor do frete, caso tenha sido cobrado;
  2. Troca por outro produto disponível na Instramed, do mesmo valor do produto adquirido, incluindo o frete, caso tenha sido cobrado;
  3. Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.

6. 4. Para os produtos em promoção que apresentarem defeito ou não puderem ser enviados por problemas de disponibilidade, a Instramed reserva-se no direito de reembolsar o cliente no valor pago pelo produto, não tendo a obrigação de repor o produto.

Para mais informações sobre o Código de Defesa do Consumidor, clique aqui: https://www.procon.rs.gov.br/inicial